domingo, 23 de dezembro de 2012

No passado dia 1 do corrente Dezembro o Grupo supra identificado fez a sua reunião anual subordinada ao seu fidelizado "rei" o Bacalhau, reunião que além de ter contado quase com a totalidade dos seus inscritos, serviu ainda para inscrever um novo Membro Efectivo e para inscrever e "armar" dois novos Membros honorários, dois dos "Mecenas" que muito ajudaram para a concretização do Monumento ao Padroeiro da Freguesia, S. Jorge, na Praça com o mesmo nome, frente à fachada poente do edifício das Termas. 
Como ficou sugerido, e tendo a reunião como cenário forte a mesa, todo o menu foi à base de bacalhau, cena que é todos os anos repetida. Antes das entradas foram feitas certas alusões ao Grupo e suas actividades, pós o que foi iniciado o serviço de "entradas". E entrou-se razoavelmente. 
Antes de começar o serviço à mesa, o Prof. Eugénio Santos proferiu uma alocução alusiva ao Pronunciamento do 1º. de Dezembro de 1640, à sua preparação, aos seus executores e às suas consequências, tendo tido a particularidade de fugir ao que é senso comum, tendo mesmo ido contra o que é normalmente ensinado nas escolas. Fruto, naturalmente de investigações que, enquanto historiador de relevo, fez exactamente para este acto. Como falou praticamente de improviso, suportado em tópicos escritos, foi-lhe pedido o texto integral escrito e que, quando disponível, divulgaremos.
Culturalmente, o dia foi dedicado à poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen e praticamente todos os comensais leram e declamaram um poema da personalidade homenageada.
Do programa de actividades para 2013, reporta-se a primeira que ocorrerá no dia 19 de Janeiro, será realizada na Quinta da Costa, em Azevedo, e terá como tema base AMÁLIA RODRIGUES. Cada um dos elementos inscritos declamará um poema musicado para Amália e, de seguida, será ouvido esse fado em vídeo. Ouvir-se-ão, assim, 30 poemas e 30 fados.
Para esta sessão que, espera-se, será culturalmente vivificadora, conta a organização juntar uma "multidão" de 100 pessoas, no mínimo, sendo que estão abertas as inscrições, para os Membros, familiares e amigos.

José Pinto da Silva   



Comentários
0 Comentários