quarta-feira, 8 de maio de 2013


MUITOS ANOS DEPOIS (8 de Maio de 1970)

Lembrar-se-ão, os que me leram em Janeiro, que nas linhas debitadas a propósito de minha mãe – tinha passado um ano sobre o seu passamento – fiz referência, passageira embora, a toda a minha família directa. Mãe, filhos, netos e mesmo irmãos. Não por esquecimento, mas expresso, deixei nas teclas a pessoa que mais próxima me é e assim tem sido nestes últimos 43 anos das nossas vidas. Como defini-la? O que dela dizer hoje e aqui? FOI, E É, UMA COMPANHEIRONA. Na simplicidade e na curteza expressiva pretendo dizer tudo. Amiga, amante, colega, confidente. Enfim … mulher.
Tivera eu engenho condizente, e este tempo de vida solidária daria um volumoso livro, já que retenho inúmeros detalhes desta longa vivência. Ficam elencados alguns passos que me merecem destaque e que refiro por ordem mais ou menos cronológica, que não pelo grau de importância que lhe dedico.

. A determinação e cabeça erguida com que enfrentou o vulgo, em época em que se dizia à boca grande ou mais pequena que éramos amigados, amancebados, amantes, enfim cognomes sempre depreciativos. Era em 1970.
. A simplicidade e carinho com que acolheu os meus dois filhos que escolheram viver connosco, pondo     como condição que os educaria como se dela fossem filhos e como educaria filhos que viesse a ter. Assim se fez. Ajudou a criá-los com alegria e, estou certo, passou-lhes alegria a eles. Acompanhou-os até ao último dia em que viveram connosco e mantém lindo relacionamento, considerando os filhos deles como “seus” netos.
. A responsabilidade com que aceitou tomar conta do meu tio que fui encontrar quase morto, que levei para o hospital onde esteve várias semanas e depois ficou a viver connosco. “Tratá-lo-ei, são como são e doente como doente, como se fora o teu pai que já não tens”. Assim fez e quanto trabalho ele lhe foi dando nos 9 anos que esteve connosco.
. A insistência com que pressionou para que iniciássemos a construção da nossa casa, tendo a “ousadia” de pedir a seu pai a cedência do terreno, em altura em que as relações estavam ainda arrefecidas..
. Sobretudo não posso deixar de me curvar perante a dedicação que teve para comigo, em período de grande carência, altura em que tivemos que desfazer-nos de alguns anéis e em que, para não nos desfazermos dos dedos, trabalhou dia e noite para juntar mais uns tostões que nos permitissem manter dignidade e até sustento. E em períodos de doença grave foi o meu arrimo, foi a dispensa de todos os cuidados, qual enfermeira dedicada. Ainda agora, sendo que a saúde é jóia arredia cá em casa.
. Tenho que referir uma atitude de abnegação, desprendimento e grandeza de alma que teve, há poucos anos, para com os três enteados/filhos. Eles não sabem porque ficou guardado para nós ambos. Saberão um dia destes.
   BEM HAJAS, GUIDA, PORQUE ESTAMOS JUNTOS HÁ 43 ANOS.
               Em Caldas de S. Jorge, aos 8 de Maio de 2013

Comentários
0 Comentários