sexta-feira, 21 de junho de 2013

ORDEM DE TRABALHOS BIZARRA

Mostraram-me hoje uma Convocatória para Reunião da Assembleia de Freguesia a ter lugar na terça feira, dia 25 e que tem dois pontos da Ordem de Trabalhos que suscitam alguma intriga e que merecem comentário.
Diz o ponto b) da Ordem do Dia:

b) Apreciação e votação de suspensão temporária das taxas sobre declarações e atestados

Alguém é bem capaz de imaginar que quem propõe tal medida, em tal altura, terá na mente alguma ideia que a legitime. E, sei lá, o proponente será bem capaz de engendrar uma justificação. Mas o que qualquer pessoa logo imagina é que, estando-se a três de eleições autárquicas em que o proponente é recandidato ao mesmo lugar, quer dar uma colher de chá para que a sua cara (política e autárquica) fique mais cativante. A que propósito se deixa de cobrar, temporariamente, as taxas de atestados? E este temporariamente é até fim de Setembro, ou até ao fim do ano? O proponente saberá, de ciência certa, que a proposta, discutida ou não, bem justificada, ou não, será aprovada. Mas ficará nos anais das incongruências.
Tem outro ponto que deixa as pessoas a pensar. Com a convocatória não foi entregue qualquer documento que suporte qualquer proposta da Junta de Freguesia. No entretanto o ponto c) da Ordem do Dia diz:

c) Análise e aprovação de novo logótipo para a freguesia

Primeira coisa esquisita é o ponto diz “análise e aprovação” o que significa que, com análise profunda ou ligeira, é para aprovar, está aprovado. Normalmente, quando há algum recato, diz-se “Análise e votação”, mas aqui a certeza é certa. De qualquer modo, seria obrigatório que junto com a convocatória tivesse sido entregue a proposta gráfica do logótipo que vai ser proposto, para que os eleitos pudessem analisar e, não sendo conhecedores da arte, pudessem consultar algum especialista na matéria que opinasse. Mas .. já é costume não se entregarem os documentos com as convocatórias. Sem ao menos a Acta da reunião anterior, neste caso para uma economia de tempo. Os eleitos liam-na em casa, com tempo, anotavam eventuais discrepâncias e a discussão e votação era num instante. Usos…!


José Pinto da Silva
Comentários
0 Comentários