quinta-feira, 12 de julho de 2018

VIAGEM MEDIEVAL - AS INCONGRUÊNCIAS




Como se recordarão, o terceiro elemento constitutivo da Organização – Federação das Colectividades - , e saiba-se lá porquê, é quem factura o direito de ocupar os espaços que caibam a cada Associação (os pavilhões que assam porco) e das diversas barracas de comes e bebes e venda de quinquilharias (artesanato ou não), marroquinarias, etc. e também o aluguer das barracas, ou tendas, e equipamento afim (mesas, bancos, etc.).
E saiba-se lá porquê, porque a Câmara é a gestora dos espaços /palco (na prática dona, ou disso se arroga, comportando-se como tal), a Feira Viva (quase igual à Câmara, porque dela emanou) é a dona dos equipamentos a alugar (enquanto elemento organizador responde pelos ingressos e pela contratação de figurantes e idealizadores) e, saiba-se lá porquê, a Federação que, no meio de tudo, cede algumas pessoas das Associações para figurantes e, imagina-se, colaborará com algumas ideias organizativas, faz toda a facturação dos alugueres de espaços e “barracas”, mais mesas e bancos. Claro que se sabe porquê, pelo menos assim se imagina, até com alguma lógica para os desatentos. Como se trata de, em parte, de instituições sem fins lucrativos (?), algumas até de solidariedade social, estatutariamente promotoras de objectivos lúdico / culturais, imaginou-se ser possível amalgamar o art. 9º. do CIVA e, como assim, não liquidavam IVA nas facturas de aluguer de espaços e equipamentos. Invocando isenção. E, por arrasto, ficavam dispensados desse encargo todos os individuais ou colectivos que, em todo o recinto vendem artesanato, comes e bebes, quinquilharias, marroquinarias, etc.. E assim funcionou até há dois anos sob os olhos fechados das autoridades tributárias.
Mas o leit motiv desta nota era abordar os ingressos (pulseiras / bilhetes diários): quem os emite e controla a produção dos ditos, quem controla a sua vera utilização e se aos utilizados virá depois a corresponder a cobrança e entrega ao Estado do IVA respectivo. É dito que os visitantes ultrapassam o meio milhão de pessoas. No final, quantas pulseiras e de que preço e quantos bilhetes individuais foram efectivamente vendidos e fizeram efeito na tributação fiscal?
Para este gênero de eventos, em espaços a céu aberto, funcionando em vários dias (e que fosse um só dia ou mesmo só algumas horas), como sejam as feiras medievais, – agora semeadas por todo o país -, os festivais de música – diz-se que o grande negócio destes tempos e que se multiplicam como cogumelos - , e, agora muito em moda, as corridas e caminhadas, muitas ditas solidárias, com inscrição obrigatória (o mais das vezes cara com’um raio), para todo este gênero de eventos, porque será que não existe uma qualquer Entidade Pública que emita todos os títulos de ingresso, ou de inscrição, cabendo a cada organização ir requisitando ao emitente as quantidades de que for precisando? Nessas circunstâncias ficaria a certeza de que a todos os bilhetes vendidos corresponderia a entrada em cofre fiscal do IVA correspondente.
E quem tem “salvo conduto” para entrar e sair sempre que queira? Naturalmente quem resida dentro do perímetro, quem preste serviço no evento (para a organização ou para os comerciantes), fornecedores da organização, dos comerciantes, se credenciados. E haverá outros. E quem trabalhar dentro do perímetro em estabelecimento e/ou actividade que nada tenha a ver com a Viagem?
Estive a falar cum uma pessoa sabedora desses meandros e quase diria que fiquei satisfeito por ter sabido que a organização rectificou, ultimamente, a forma de actuar relativamente a pessoas que, não pertencendo à orgânica, trabalham no espaço do recinto. Por exemplo, é de louvar que, na elaboração do programa das exibições de rua por banda de grupos de gaiteiros e tamborileiros, tenha passado a haver o cuidado de, junto à escadaria dos Loios, não se verifiquem actuações ao mesmo tempo que há celebrações na Igreja. Foi-me dito ainda que as pessoas que declarem que vão a uma celebração na Igreja, Missas, casamentos ou enterros, são deixadas passar sem ingresso e sem que incomodem com inquirições. Declara-se que se vai à Igreja… e passa. É absolutamente de louvar, até porque tempos houve em que nada acontecia assim. Nem o programa era organizado este em função do mais antigo, nem havia a condescendência quanto ao acesso de pessoas que, declaradamente, iam para outras funções. Algo evoluiu, pois.

José Pinto da Silva

Comentários
0 Comentários