segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Vitor Constâncio

Foi noticiado já ao fim da tarde de hoje que o português Vitor Constâncio foi eleito pelos Ministros das Finanças da União Europeia para Vice-Governador do Banco Central Europeu, cargo a que se candidataram outros ilustres economistas europeus.
Recordemo-nos como foi vilipendiado, insultado mesmo por alguns dos pigmeus da política
do bota abaixo e, ironia do destino, irá ficar com o pelouro da SUPERVISÃO. Não por éssa porta que os tais pigmeus o atacaram até ao insulto? Será que os ministros europeus não sabem o tipo de trabalho que ele desenvolveu cá em Portugal? Quem se não lebra de uma expressão muito repetida no inquérito parlamentar em que o judiaram? Supervisão Macro-Prudencial. Será a sua função no Banco Central da União.

O PERCURSO DE VITOR CONSTÂNCIO

Vítor Constâncio, 66 anos, licenciou-se em Economia no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras. Foi eleito Secretário-Geral do Partido Socialista em 1986, cargo em que se manteve até 1989, dois anos após Cavaco Silva ter conquistado a primeira maioria absoluta. Nesse mesmo ano, Jorge Sampaio substitui Constâncio como secretário-geral do PS. Antes de assumir o cargo de secretário-geral do PS, em 1986, Constâncio desempenhou durante um ano o cargo de Governador do Banco de Portugal, cargo a que voltaria em 2000 para substituir António José de Sousa, que esteve no banco central entre Junho de 1994 e Fevereiro de 2000.Entre 1995 e 2000, Constâncio desempenhou funções no sector privado como administrador do Banco Português de Investimento e da EDP.
Comentários
0 Comentários