segunda-feira, 31 de maio de 2010

QUEM MAIS FOGE, MAIS ARRECADA


Em 2006, devido a evasão fiscal, o Estado deixou sem cobrar 614 milhões de euros, só em IVA, de acordo com relatório divulgado pela Comissão Europeia que diz também que é um dos valores mais baixos da União Europeia. Vejam só! É que no mesmo ano, nos 25 países da União deixaram de ser cobrados 106,7 mil milhões de euros. Melhorou muito em relação ao ano anterior. Isto dirá que somos como os outros, se calhar até um bocado melhores, mas aqui se confirma que a economia subterrânea tem muita força. E todos sabem. É uma questão de procurarem e alterarem muita da legislação fiscal e política de tributação. Isto tudo vinha no Expresso.
Da mesma origem se ficou a saber que mais de 50% dos portugueses e cerca de 64% das empresas não pagam impostos. Será possível? Será que 64% das empresas dão prejuízo. O fisco sabe muito bem de tudo isso. Volta a política de tributação de muitas empresas, nomeadamente as de serviços ao último consumidor.
A TABUADA
Os nossos meninos, por via do esforço titânico a que eram sujeitos, deixaram de aprender a tabuada e, desde o princípio do básico, passaram a levar para as aulas a tradicional máquina de calcular, agora até substituído pelo telemóvel. Parece que, a partir de certa altura, passou a ser reaccionário obrigar as criancinhas a decorar a tabuada.
Pois na Ìndia, país onde a tecnologia está mais avançada, não se deixa que os meninos usem máquinas de calcular nas aulas e, veja-se, são obrigados a decorar a tabuada dos 19. Dizer de cabeça quanto dá 19 vezes 17, etc. Por isso aquela gente cresce desalmadamente e os nossos continuam no facilitismo das calculadoras e vem provar que estudar e aprender não é uma brincadeira, antes tem que exigir esforço, dedicação, persistência e suor. De alunos e professores.
PS ALEGRE
O Secretário-Geral do PS disse alegremente que se irá empenhar na eleição de Manuel Alegre. Como parece andar com vontade de coleccionar derrotas, lá vai meter mais uma no álbum. E, como o BE também se vai empenhar, será que se vão juntar ambos num qualquer comício a dizer que Alegre é fixe? Eu digo antes que quem se não sente não é filho de boa gente e recuo à anterior legislatura em que Alegre foi deputado. Quantos estados de preocupação ele criou em diversas votações, uma delas que não deu uma derrota feia ao governo por um voto e que, dada a crispação existente na altura, poderia fazer cair o governo. E esta gente não se lembra disso? Quando Alegre decidiu encarar a hipótese de se candidatar terá dado isso a entender previamente ao PS? Claro que não. Mas acha-se mais do que provável que tenha falado com os seus muito amigos do Bloco. Algum dia se ouviu Alegre demarcar-se de algumas barbaridades de Louçã contra o Governo? E sobre as manifestações e greves? E estará Sócrates convencido de que Alegre a Presidente daria a tal colaboração que diz. Ninguém acredita que ele não pusesse em primeiríssimo lugar a sua vaidade e sede de protagonismo. Claro que Cavaco tem a passadeira estendida já.
LEMBRAM-SE DAS SESMARIAS?
Vinha há dias na imprensa diária que um médio agricultor teve em risco a colheita de morangos e chegou mesmo a recear perder a safra porque não encontrou gente para fazer a colheita. E era aqui relativamente perto e o salário oferecido não sendo fortuna, era de € 550,00/8 horas. Safou o homem a contratação de tailandeses, vejam lá. Com mais de 500.000 desempregados (há quem que serão mais de 700.000) e que quase metade sem direito a subsídio algum, faz sentido que não apareçam algumas dezenas de trabalhadores para tarefas que não carecem de grande formação? A notícias levou-me à célebre Lei das Sesmarias que a gente aprendeu, há muitos anos, no nosso livro de história. Valente Rei D. Dinis.

José Pinto da Silva
Comentários
0 Comentários