quinta-feira, 6 de outubro de 2011

COISAS CURIOSAS

Como ficou já referido noutros escritos em vários suportes, houve Assembleia de Freguesia em Caldas de S. Jorge no dia 30 de Setembro. O tema que dominou a reunião e o depois dela foi a não apresentação de documentos requeridos pela oposição e as consequências que daí poderão advir, visto haver indicação de que terá sido passada queixa para a Direcção de Finanças de Aveiro e poderá mesmo ainda ir para a IGAL. Para as Finanças porque pode haver por ali ilícito fiscal. Para a IGAL porque pode haver por ali irregularidade administrativa, nomeadamente na não existências de documentos. Claro que, se as informações não são prestadas a bem a quem a elas tem direito, haverão de ser prestadas a quem as possa exigir doutra forma.

1ª. CURIOSIDADE - Ficou-se a saber que, apesar de o primeiro ponto da Ordem de Trabalhos ser a Leitura e Votação (com aprovação, ou não) da Acta da Reunião anterior, que teve lugar em Junho, a mesma não foi apresentada, parece que por escassez de tempo para a sua redacção. É capaz de haver alguma razão, porque a reunião foi em finais de Junho, só teve a Mesa 90 dias para escrever o relato de reunião.

Sendo a Acta uma das atribuições dos Secretários da Mesa, em última instância quem é responsável pela sua apresentação é o Presidente da Mesa. Mais, ao que julgo, o Regimento impõe que a Acta da reunião anterior acompanhe a Convocatória para a reunião em que será discutida e votada. Parece que também o Senhor Presidente não tem tempo para a chinesice de assumir a responsabilidade pelo bom funcionamento do órgão.

2ª. CURIOSIDADE – Um dos Eleitos na lista da maioria terá desabafado a outro, da oposição, que se estava marimbamdo para se a Assembleia funcionava bem ou mal, se a Junta cumpria ou não com as suas obrigações e promessas (que ele, o marimbante, avalizou, inclusive, com a sua cara em cartaz). Só lhe interessava receber os € 17,00 da senha de presença a que tem direito. Legalmente tem, mas, pela marimbadela, não devia ter direito à senha de presença.

3ª. CURIOSIDADE – A Junta de Freguesia, pela voz do presidente ou do tesoureiro, deu conhecimento à Assembleia de que já há dois anos sabia que a Estação dos CTT de Caldas de S. Jorge iria ser encerrada. Não sei se terá sido a partir do momento em que o presidente não agendou um encontro com o Director dos CTT, da Região do Norte. Mas o que releva é que esta gente não tem um pingo de bairrismo e de interesse pela defesa dos interesses da terra e das gentes que a elegeu. Então, logo que se começou a falar nisso, não deveria ter convocado a Assembleia, a Câmara e mesmo a Assembleia Municipal, as pessoas influentes da freguesia, as empresas e mesmo a população em geral, tudo o que pudesse exercer influência e pressão, no sentido de que os CTT invertessem a posição? Tem o presidente alguma dúvida de que a situação poderia ser invertida? Pergunte ao seu colega de Vilar da Veiga que liderou o movimento contra o fecho da Estação das Termas do Gerês. E pergunte às gentes do Tramagal como se faz movimentação. Com o presidente da Junta à cabeça.

4ª. CURIOSIDADE – Porque será que a Junta de Freguesia não tratou nem trata de fazer ou mandar fazer o destaque do lote de terreno onde está implantada a Sede da Junta. Não é preciso abrir nenhum concurso nem acompanhar qualquer obra. É só dar-se ao trabalho de lidar com notário e Conservatória. Mas é preciso pensar alguma coisa na freguesia e nos seus interesses. Poderá invocar que Outros podiam ter tratado disso há muitos anos. É verdade, mas esses tinham a desculpa de que não eram pagos e muito menos profissionalizados como agora.

José Pinto da Silva

Comentários
0 Comentários