segunda-feira, 10 de outubro de 2011

LIMPEZA DO RIO

Num destes dias deu-me para tentar andar nas margens do rio Uíma, tão perto da linha de água quanto o emaranhado de silvas, salgueiros, arbustos e outra vegetação invasiva, permitiam. Entrava às vezes em carreiritos abertos por entre silvas e lá se viam passagens, por acumulação de pedras, para o outro lado e denotavam o uso frequente, por certo, para práticas que carecem de algum recato.

Fiquei deveras chocado com o atravancamento de que está a ser vítima esta porreira linha de água, com recantos e potenciais logradouros maravilhosos que teriam sido aproveitados se tivéssemos na esfera do poder local alguém que por estas coisas manifestasse o mínimo de interesse.

No escano das minhas anotações, nem mesmo das mais antigas, encontrei uma nota referente a um alerta que terá sido lançado em reunião de Assembleia de Freguesia sobre um período de candidatura aberto para autarquias locais, para obtenção de meios financeiros, via Fundo de Protecção dos Recursos Hídricos e ao abrigo dos disposto no corpo do Decreto-Lei nº. 172/2009 e que concretamente se destinavam a, entre outros fins, ‘’ Outros projectos que contribuam para a protecção e valorização dos recursos hídricos”.

Recordo ter lido num dos jornais diários, não há muito tempo, que um presidente de Junta de freguesia de Vila Real juntou 35 pessoas para limpar o rio Olo e de lá retiraram mais de tonelada e meia de coisas velhas e lixo. Puro voluntariado. No caso de candidatura, haveria fundos para custear a operação e nem seria para retirar lixo, no conceito tradicional. Seria limpar as margens, quer mesma junta à linha de água, como um pouco mais fora (recuperar o conceito de combro) e, nalguns casos, arrumar as pedras que foram colocadas no leito para as tais passagens de uma margem para outra. Mas … seria precisa, neste caso, só a vontade de algo fazer.

Não se iria ainda a tempo? Porque se não contactam as autoridades que tutelam este sector? Até a SEPNA deve estar em boas condições de ajudar no processo.

Haveria uma vantagem acrescida. Descobrir-se ia onde estão a descarregar os tubos de esgoto oficiais.

José Pinto da Silva

.

Comentários
0 Comentários