segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

ANIVERSÁRIO da "RESPIRA"

No passado dia 9 de Fevereiro comemorou-se o 5º. Aniversário da RESPIRA - Associação de Pessoas com DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica) e Outras Doenças Respiratórias. Parece ter sido há poucos dias que se iniciaram as primeiras reuniões e primeiros contactos para a constituição desta IPSS e ruim é de imaginar o trabalho que foi tomado para a legalização inteira.
Terá valido a pena? Sim, valeu bem a pena, apesar do ingente trabalho que têm tido os integrantes dos órgãos sociais que estão em Lisboa, a sede da Associação. Desenvolveram-se incontáveis contactos com outras Associações de doentes, trocaram-se inúmeras experiências, houve insistentes apelos aos organismos oficiais para que melhorassem (ou não piorassem) as condições de acompanhamento das pessoas com as terríveis patologias do foro respiratório, nomeadamente no mundo dos medicamentos e da assistência hospitalar. E quanto será preciso ainda!
Na comemoração desta efeméride, contou-se com a colaboração de uma boa parte da comunicação social escrita que deu forte destaque ao aniversário e à vida da Associação e, para maior destaque, a Presidente da Direcção da Associação, Dra. Luisa Soares Branco, deu uma longa entrevista na TVI e o Vice-Presidente, José Albino, esteve na SIC Notícias.
Este ano, o tema em destaque foi a reabilitação respiratória e foi dado enfoque ao facto de, em todo o país, existiram só 12 Centros de Reabilitação, número absolutamente insuficiente para atender os mais de 500 000 doentes diagnosticados, numa população de, presume-se, 1 500 000 doentes já tomados pela patologia nos diferentes graus. Fez-se apelo forte às autoridades da saúde para que criassem mais Centros e não esquecessem o interior, porquanto os 12 existentes situam-se todos na orla litoral. E vamos continuar insistindo.
Ainda este ano, em colaboração com os CTT foi lançado um Selo Postal que aparecerá, entretanto, a estampilhar as nossas cartas. A imagem do selo está acima.
Continuaremos na luta persuasiva contra o hábito do cigarro e, na medida do possível, ajudaremos a marcar consultas de desabituação tabágica nos hospitais.
Aos fumadores e ex-fumadores, sobretudo, a partir dos 45 anos, recomenda-se que peçam ao médico de família uma espirometria, para análise de como vai a capacidade respiratória de cada qual.
E ... se entender por bem colaborar .... faça-se sócio da RESPIRA. Veja o site www.respira.pt

José Pinto da Silva
(Presidente da Assembleia Geral)
Comentários
0 Comentários