sábado, 29 de dezembro de 2012




                                                                 RECORDAR É VIVER

É um aforismo muitas vezes dito sem o sentido de profundidade, mas a realidade é que, quando nos é possível congregarmo-nos, qualquer grupo que comungue de alguma afinidade, muitas das nossas memórias de diversas épocas afloram à tona das nossas recordações e é muito gratificante revivê-las.
No passado dia 15 deste mês de Dezembro, por iniciativa de não importa qual ou quais dos membros, conseguimos reunir, cá em Caldas de S. Jorge, em almoço simples de confraternização, os que, então crianças, fizeram o exame da quarta classe, no longínquo ano de 1949, ensinados pelo Prof. Carlos Santos Silva. Da reunião estiveram ausentes, e foi elevado o pensamento à sua memória, o Alcino Oliveira (Alcino do Carpinteiro, de Azevedo, falecido no Brasil) e o Hilário Silva (Hilário da Caseira, de Caldelas, falecido na Venezuela). Não compareceu também o Fernando Alves da Silva (Fernando do Barbeito) por estar gravemente doente e ter perdido toda a autonomia. O Alcino Milheiro (Alcino da Sra. Alzira, como era referido em criança) não esteve desde o início por imperativos profissionais, mas não deixou de aparecer para o café e dar e receber aquele abraço.
Foi delicioso revermo-nos todos (alguns há anos que se não contactavam, ainda que porventura tivessem frequentado o mesmo espaço por momentos) e cada um picar a memória para relembrar episódios mais ou menos picarescos, histórias de jogos e brincadeiras, de bolachas e puxões de orelhas com que o professor nos brindava bem amiúde, quais os melhores de bola ou de pião e até quais os que davam menos erros ou eram mais “acarinhados” pelo mestre. Foi de facto comovente, até porque se passaram 63 anos. Duas vidas…
Para marcar este encontro foi elaborado uma espécie de Diploma inspirado no Diploma Oficial da época e onde se relevou o encontro e a HONRA de nele participar. Foi emitido o Diploma em nome do Fernando do Barbeito, como se tivesse participado e um dos elementos foi pessoalmente fazer-lhe a entrega.
Aqui fica o rol desses alunos da quarta classe do ido ano de 1949

ADRIANO FERREIRA GODINHO (Adriano de Azevedo)
ALBANO ALVES (Albano da Ribes)
ALCINO OLIVEIRA (Alcino do Carpinteiro – falecido)
ALCINO MILHEIRO DE PINHO (Alcino da Sra. Alzira)
AMÉRICO ALVES DA SILVA (Américo do Marinheiro)
EUGÉNIO FRANCISCO DOS SANTOS (Eugénio do Cavadinha)
FERNANDO ALVES DA SILVA (Fernando do Barbeito)
HILÁRIO GOMES SANTOS SILVA (Hilário da Caseira – falecido)
JOAQUIM FRANCISCO REGAL (Joaquim do Mariano)
JOAQUIM PEREIRA PINHEIRO (Joaquim da Pinheira)
JOSÉ MARQUES PINTO DA SILVA (Zeca do Moleiro)
JOSÉ RIBEIRO DA SILVA (Zeca do Canto)
MANUEL MARQUES PINTO DA SILVA (Nel do Moleiro)
MÁRIO PINHO FERREIRA (Mário da Isabel)

José Pinto da Silva 
Comentários
0 Comentários