terça-feira, 8 de janeiro de 2013


                                                               TRISTE EFEMÉRIDE
8 de Janeiro de cada ano

O mesmo episódio pode ser banal ou extremamente significativo, consoante os protagonistas e as respectivas motivações.
Todos os anos, em dois dias do ano, concretamente em 1 de Janeiro e 1 de Novembro (e assim será sempre mesmo tendo o feriado sido interrompido, costuma reunir-se em minha casa toda a família directa, filhos e cônjuges e todos os netos. Bisnetos, bem poderia já haver, mas ainda não há.
No último Novembro ficou vago aquele cantito do sofá, mesmo encostado à lareira, porque ela, a matriarca da família e presença tão habitual como indispensável, a nosso e de todos contragosto e para nosso grande desgosto, tinha partido, diria ela, para local de mais sossego. E, pior ainda, não tomou assento noutra reunião, também habitual e ainda mais alargada, 21 dias depois. Dia 22 de Novembro. O dia dos seus anos que, em 2012, teria sido bem especial, pois seria o seu 100º. Aniversário. Se não tivesse partido, por certo se reuniriam ali, no aperto de uma casa pequena, os filhos (ainda viventes) mais cônjuges, os 21 netos e os 23 bisnetos (agora já seriam 24), alguns deles tendo de vir de bastante longe. Esta já não se realizou. Tinha-nos deixado, faz precisamente hoje, dia 8 de Janeiro, um ano, data que nos ficará para sempre marcada na memória.
Mas, neste dia de Ano Novo, cá se reuniram todos os meus filhos e netos (6 e 10, respectivamente), noras e genro e, para minha indizível alegria, todos os netos, quando pequenos e agora que são quase todos adultos, não deixaram de comparecer e, sinto-o, fazem-no com manifesto contentamento. E fácil lhes seria invocar mil e outras razões para uma balda. Bem hajam todos e, como aprazado, o próximo encontro será a 1 de Novembro.
E hoje, aqueles que acreditem e tenham fé, dirijam uma breve oração em favor dela. Da vossa avó e bisavó. Os que não crerem, bastará elevar o pensamento para ela, porque ela muito vos queria a todos.

José Pinto da Silva

Comentários
0 Comentários