sexta-feira, 9 de agosto de 2013

APAGAMENTO DE FREGUESIAS

A propósito do pior aborto legislativo parido por Relvas e seus acólitos, vou referir, citando, mais dois social- democratas: CARLOS MARTA – O que lhe parece a Reforma Administrativa? R – “Fui contra, sobretudo por causa da extinção de freguesias, pois trata-se das autarquias que menos custos acarretam e mais serviços prestam”. JN 28/7/013. NUNO CARDOSO – “Não vou incluir listas às freguesias para não ser cúmplice da Reforma Administrativa do governo”. Neste contexto e sendo mais do que certo o efectivo apagamento das freguesias agregadas, será de registar com letra grossa o nome dos presidentes de Junta das freguesias a apagar que votaram, em sede de Assembleia Municipal, a favor desse apagamento, o que só pode ter acontecido por gesto subserviente ao poder municipal estabelecido, por sua vez curvado ao poder central, registar esses nomes, dizia, para que, alguns anos passados, os que por cá ainda andarem, sejam encostados ao pelourinho da vergonha. E os que já cá não andarem levarão com lama na memória.
Seria interessante saber-se o que terá o governo dito à troyka para que aplaudisse o apagamento de mil e tal freguesias (falado no memorando) e aceitasse a manutenção dos concelhos (redução falada também no memorando), estes o verdadeiro sorvedouro de meios (ver os PAEL) e ninhos de corrupção. Os representantes dos credores devem ter sido mal informados, ou são mesmo piores do que os pintam. Era sobretudo nas Câmaras onde o Relvas tinha os seus melhores compadres.
O Estado e quem o representa oficial e legitimamente (o governo) poderia poupar muito reduzindo subvenções a partidos e campanhas, reduzindo as pagas a executivos das freguesias, reduzindo ou mesmo  anulando as senhas de presença aos eleitos das Assembleias de Freguesia e Municipais (quantos entram nas listas só a pensar nas senhas a que ganham direito só por assinarem o ponto?) e reduzindo ou anulando o pagamento aos membros das Mesas Eleitorais. Todos sabem que a maioria conjuntural (e não só) atirar-se-iam ao ar, porque essas migalhas semeadas (no total somam milhões) são iscas de atracção para os que não pensam em trabalho cívico, mas pensam mais na cerimónia da tomada de posse. O poder, este poder sobretudo, acha ser muito mais fácil sacar dos salários, das reformas e pensões, do aumento do IRS e do IMI. Assim é mais fácil fazer monte de fundos.          31-7-2013                                               José Pinto da Silva



Comentários
0 Comentários