domingo, 25 de agosto de 2013


      Estive ontem, em Milheiros de Poiares, numa celebração que parabenizou o Padre José Loureiro (Dias de Pinho) pela passagem do 50º. Aniversário (bodas de ouro) da sua ordenação sacerdotal. Estive, e não poderia deixar de, porque o Zé Loureiro (é natural de Milheiros e está a paroquiar Custóias há dezenas de anos) além de ter sido meu condiscípulo em todos os anos em que andei pelo seminário, foi o meu companheiro de carteira. Durante a celebração que foi presidida pelo seu conterrâneo, o bispo D. Carlos Azevedo, senti a comoção das recordações da nossa adolescência e da vivência em regime fechado, como era então.
Recordo que entramos no seminário de Ermesinde em 6 de Outubro de 1950 (está a fazer 63 anos) e recordo mais que, daqui de S. Jorge entraram comigo o Eugénio (do Cavadinha), agora o catedrático jubilado Prof. Dr. Eugénio Santos e o Floresindo Oliveira (do carpinteiro, de Azevedo). Este só lá andou no primeiro ano e abandonou.
O Eugénio esteve lá também para ambos, e quase em simultâneo, darmos um grande abraço no Zé Loureiro e aproveitei para lhe passar outro abraço do Lopes Leite, da Feira, que por estar doente não pôde ir.
A celebração foi lindamente abrilhantada pelo coro paroquial (que me perdoem se tem nome específico) e teve a homilia, sempre brilhante, produzida por D. Carlos, além de palavras comovidas e comoventes de um representante da comunidade Milheiroense dirigidas ao homenageado que, sendo avesso, muito avesso mesmo, a este tipo de homenagens (a ele dirigidas, claro), reconheceu que acedeu a recebê-la porque não teve força para resistir ao apelo do seu conterrâneo, D. Carlos Azevedo. Devo acrescentar que eu próprio, já no verão do ano passado e durante o mesmo tipo de cerimónia prestada ao Padre Fernando, pároco de Milheiros, nosso condiscípulo também, dizia que eu próprio o pressionei para aceitar que a data fosse marcada e, claro, com a sua presença. Fez-me essa “acusação” quando o fui abraçar.
No livro de mensagens deixei-lhe a reiteração do meu orgulho de ter sido dele colega, com desejos de muito longa vida com saúde. Parabéns, Zé Loureiro.
 
José Pinto da Silva

Notas: Na primeira foto, no canto inferior direito está o autor, ao tempo, com 10 anos, chamado de Pintassilgo; na seguinte, ao centro está o Floresindo do Carpinteiro, de Azevedo (não o vejo há cerca de 50 anos); na terceira, no canto superior direito está o agora padre José Loureiro (notar que no canto inferior direito estou eu com a cabeça cortada); na última está o Eugénio Santos. Abaixo dele está o médico Jaime Duarte, insigne anestesista e antigo Administrador do Hospital de S. João.



Comentários
0 Comentários