sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

NOTAS DESAGREGADAS

(I)LITERACIA MITIGADA

Seria motivo para sorriso lamentoso, ou seria motivo para gargalho achincalhante, pela pobreza pública de agente público que, não sendo obrigado a ser muito letrado, deveria ter a sageza de se aperceber das suas próprias limitações e, ao querer botar algo para a apreciação pública, ou ter à mão uma gramática – partindo de que sabe o que é e a sabe manusear -, ou ter a humildade de perguntar a alguém da sua proximidade, ou nem tanto, o que acha da prosa a tornar pública.
Este prólogo, porque li num bocado de texto assinado por detentor de cargo electivo (local) e que cito de memória: “… PESSO desculpa de só agora responder (…) mas foi porque DEICHEI o telemóvel em casa….”
Claro que a atenção é chamada para os verbos Pedir e Deixar. Mas … é de salientar que o autor desta riqueza linguística, tem curriculum publicado e consta como detentor do 12º. ano de escolaridade como habilitação académica. Até teria menos importância se eu não tivesse comigo uma carta que o mesmíssimo autor endereçou a uma cidadã, sua freguesa, da sua freguesia, ofício em papel timbrado com uma boa mancheia de erros, não lhes chamarei ortográficos, antes erros iletrados.


José Pinto da Silva
Comentários
0 Comentários