sábado, 27 de dezembro de 2014

CARTA AO DIRECTOR DA CADEIA DE ÉVORA



Il. Sr.

Foram as primeiras páginas de toda a imprensa e as aberturas de jornais em rádios e tvs. avassaladas com a vergonhosa notícia de que V. Sa. não autorizou o recebimento de uma encomenda, contendo um livro, enviada pelo Dr. António Arnaut e destinada ao detido 44 a quem os serviços ditos de justiça chamam José Pinto de Sousa, embora o mundo lhe chame José SÓCRATES. Acredito que o director do estabelecimento não tenha grande simpatia pelo detido em causa, mas mesmo sem essa simpatia, que ele próprio dispensará, ao que se ouviu do seu advogado, mas tem o direito a ter o tratamento de cidadão português, mau grado o vilipêndio a que tem sido sujeito pelos serviços da justiça e prisionais.
Em vários supores veio plasmado que a atitude assumida pelo estabelecimento - naturalmente pelo seu director - já não era aceitável no remoto tempo da ditadura que, pensava eu, caiu em 1974. Foi cometida uma indizível injúria ao remetente (identificado no exterior do volume), foi extorquido um direito ao destinatário que foi detido da forma mais indigna que é possível imaginar-se, indignidade ao nível da dos ordenantes, e as autoridades ficam indiferentes porque cientes da impunidade, exactamente como nos tempos mais negros do fascismo português, nos anos de 50/60.
Nada reporá a situação, mas, não podendo Sócrates tomar posição, porque até essa liberdade lhe foi extorquida, o sagrado direito à liberdade de expressão, o Dr. Arnaut, por certo, irá socorrer-se dos palcos que ainda há por aí com liberdade, para forçar ao mínimo que será o pedido de desculpas públicas.
Já escrevi alhures que "os humilhados serão exaltados".

José Marques Pinto da Silva
Rua do Lago, 5
4505-688 Caldas de S. Jorge
B.I. 1894835


Comentários
0 Comentários