domingo, 8 de fevereiro de 2015

O LIVRO DE IMPRESSÕES DAS CALDAS DE S. JORGE!!!

sexta-feira, 27 de abril de 2007


blogspot recebeu o seguinte mail para publicação, O mail vem assinado pelo Sr. José M. P. Silva. Todo o conteúdo não é da responsabilidade do blog. O mail diz:
Copiado do blogues das Caldas, por uma questão de arquivo

Visitando estas Caldas de S. Jorge, fiquei com uma óptima impressão da simplicidade e da higiene com que se aproveitam os benefícios destas águas. Não posso dizer coisa alguma sobre o seu valor terapêutico, mas encanta-me a iniciativa da valorização das nossas riquezas e confesso que, pela situação destas termas e pela simplicidade da vida desta região, as procuraria de preferência a outras mais afamadas.Soube que foram redescobertas por um antigo Abade desta freguesia de S. Jorge e neste ponto, como Bispo, enche-me de satisfação vir verificar a grande lei da história: Ao Clero e à Igreja Católica se deve a nossa civilização e cultura. Até por este aspecto eu preferiria estas Termas.Agradeço ao Exmo. Director Clínico a gentileza com que se dignou distinguir-me durante esta visita que jamais esquecerei e deixo, muito penhorado, as mais afectuosas bênçãos e esta iniciativa envolvendo nela todos os que trabalham neste apostolado de saúde e todos os que vierem aqui buscar o restabelecimento das suas forças.Caldas de S. Jorge, 22-VII-935 + A. A., Bispo do Porto Nota: Publicado na Página Regional das Caldas de S. Jorge do Jornal TRADIÇÃO, de 8 de Agosto de 1936. Foi respeitada a ortografia da época.O Bispo do Porto entre 1929 e 1942 foi D. António Augusto de Castro Meireles. (A. A.)Isto constava do tal Livro de Impressões das Caldas de S. Jorge, que era também chamada o Livro de Honra das Caldas. Eu próprio lista a mensagem acima nesse livro, manuscrita pelo punho do Bispo Castro Meireles. E, na década de 60, fui convidado a deixar lá uma nota escrita, o que fiz. Como me não lembro do que lá escrevi, fui à procura do Livro para pôr a memória actualizada e, para grande espanto meu, fui informado de que o Livro desaparecera. Que terá sido roubado. Já escrevi mais do que uma vez à Câmara a pedir investigação, porque aquele documento tem muito da história das Termas. Não tive qualquer resposta. Denunciei, já por duas vezes a vergonha num jornal concelhio. Esforço vão.Pergunto a quem, porventura, o tenha levado, para que serve. Que o fotocopie e o devolva ao seu lugar.Fica mais esta denúncia e a pergunta à Administração das Termas se têm sido feitos esforços para a sua localização. Quase merecia a entrega à P 
José Pinto da Silva
Comentários
0 Comentários