segunda-feira, 13 de abril de 2015

JUSTIFICAÇÃO



40 ANOS DA SECÇÃO DO PS DE CALDAS DE S. JORGE

CANCELAMENTO DA COMEMORAÇÃO



Foi uma decisão ruim de tomar. Cancelar uma iniciativa de que se vinha a falar há meses. Havíamos marcado a data de 30 de Abril, mas, com mais de dois meses de antecedência, pedimos a diversas estruturas e personalidades do partido o exercício de influências no sentido de nos garantirem a presença de uma personalidade do topo da hierarquia, fixando-nos na figura do Presidente. Foi já em Abril que nos comunicou da sua impossibilidade. Pedimos depois que fosse exercida influência para que tivéssemos cá a anterior Presidente. Não houve qualquer resposta. E sabe-se que a presença de uma figura de topo tem efeito mobilizador. E dá outra dignidade e dimensão ao evento. Apesar de tudo isso, da não garantia de vinda de personalidade de mais relevo, havia a disposição de avançar, com consciência do risco de menos afluência.
Abordou-se estabelecimento para centro da reunião e acertaram-se as condições.
Foi já na segunda semana de Abril que nos informaram de que a reunião da Assembleia Municipal iria ser marcada para o mesmo dia e isso seria mais um motivo desmobilizador, pelo que haveria que se arranjar outra data, que teria que ser muito próxima. Abordamos o estabelecimento para a eventualidade de alterarmos a data para 2 ou 3 de Maio. Estava comprometido para essas datas. Abordamos outros na terra, e mesmo fora, e, ou estavam ocupados, ou não tinham espaço que bastasse. Chegou a pensar-se ignorar a Assembleia Municipal e manter a realização da comemoração. Que seria mau, que colidiria com concelhia e outras estruturas! Decidiu-se alterar a data. E foi o que se viu. Era demasiado tarde para tal indefinição e adiamento.
Face a tantas contrariedades e perante a reduzida mobilização, mau grado a divulgação feita pela rede e por emails, não valia a pena correr riscos. O melhor seria ir-se para o CANCELAMENTO do evento. E assim foi decidido. Fica aqui expresso o nosso pedido de desculpa aos que haviam aderido e tinham já confirmado.
Se, no próximo ano, mantiverem, o signatário e outros mais empenhados, estado de saúde compatível, será retomada a iniciativa. Talvez este fracasso instigue outros a serem mais prontos nas respostas e, espera-se, a situação política do país seja mais mobilizadora.
Vamos manter a recordação dos nossos militantes que, entretanto nos deixaram, mantendo a celebração da missa em seu sufrágio e bem assim a romagem às suas sepulturas. Isto no dia 29 de Abril, que é o dia da primeira reunião da Secção, conforme reza a Acta número UM.
Renovamos o nosso pedido de desculpa e apresentamos fervorosas saudações.

P´lo Secretariado

(José Pinto da Silva)


Comentários
0 Comentários