sexta-feira, 18 de março de 2016

HOTEL vs ÁREA PROTEGIDA. OU DES?



Personagens e Cenário: (1) Ana Francisca, mulher sádica, com cifrões implantados nos olhos, capaz de todas as tropelias contra a natureza, contra o Estado e contra as pessoas, não abdicando dos mais abjectos meios, das mais sujas manigâncias, mesmo escravizar os trabalhadores das vinhas, envenenar o marido para colher a fortuna e gozar a aveludada alcova, estendida ao comprido com garanhões potentes e poderosos agentes da Administração Pública; (2) Dr. Tomás, político muito influente e muito influenciável, com poiso em gabinete governamental, sedento de dinheiro e outras prebendas e não menos de fofos colos almofadados por seios bem salientes e de frémito fácil e intenso e apelativos de delicadas e eróticas dentadas; (3) Vários outros personagens não intervenientes nesta cena da peça. (4) Cenário Natural: Encosta do Douro Vinhateiro, agora Património da Humanidade, classificação para obtenção do qual colaborou o Dr. Tomás nas conversações com a Unesco.
Depois de lauto e cerimonioso almoço, montados em luxuosa charrete (Ana e Tomás) tirada por dois garbosos cavalos luxuosamente arreiados, chegaram ao topo do melhor vinhedo, mesmo no cume da maravilha que é aquele Património da Humanidade. As conversas eram surdinadas para que o cocheiro, serviçal não muito confiável, as não colhesse, a nenhum pretexto.
Admirando a magnificência da paisagem com a fita do Douro lá no fundo, diz ela:
“ – Sabe que tenciono construir aqui, neste oásis do Douro, um hotel de cinco estrelas? Um hotel de cinco estrelas com duas suites no último piso. Logo, em intimidade, falaremos mais à vontade das suites.
- Que desperdício de tempo! - E, abanando a cabeça – A minha querida amiga sabe que esta é uma Área Protegida! Hoje em dia, construir numa área protegida é muito complicado! A milionária, não gostando do reparo,   e, impaciente, começou a andar de um, lado para o outro.
- Que encrenca, Dr. Tomás! Onde já se viu uma coisa destas? Portugal precisa de crescimento, de se desenvolver à custa das suas belezas naturais. A região do Douro Vinhateiro reúne as mais interessantes potencialidades turísticas. Nos roteiros turísticos mundiais, o Douro Vinhateiro figura em lugar de destaque. O Dr. Tomás ficou calado por alguns momentos. Ambicioso por natureza, estava sempre receptivo às oportunidades de ascensão na carreira, sobretudo as que eram susceptíveis de aumentar o seu património material (……) O Dr. Tomás pediu o binóculo e pôs-se a observar.
- A Ana Francisca projectou construir o hotel onde? – Aqui neste miradouro. Os turistas que se instalarem neste local para uns dias de repouso irão certamente ficar deslumbrados com esta maravilha da natureza. O Douro visto deste pináculo é o paraíso na Terra. Respira-se aqui um silêncio de princípio do mundo.
- Faça o favor de submeter o projecto aos técnicos competentes, Ana Francisca. – E, como que a dar esperanças – Estamos numa área protegida, mas verei o que posso fazer. Sou um homem de poder, mas não sou Deus. (……) – O meu marido nunca prestou para nada. O Afonso Noronha era um iceberg na cama. – A Ana Francisca diz ter uma proposta aliciante para me fazer. Que proposta?
                                                   (…………………)
A proposta que tenha para lhe fazer está relacionada com o hotel de cinco estrelas. Como lhe disse, Tomás, o projecto contempla a criação de duas suites de luxo no último andar (…..) Uma das suites será registada em seu nome. Não lhe agrada, meu querido? - …. Seja clara, Ana Francisca. Está a dizer-me que a suite passaria para meu nome através de uma compra fictícia? – Nem mais. A suite será sua sem investir um cêntimo. Desde que o Tomás consiga tornar viável a implantação do hotel numa área protegida….. O meu amigo já me deu a entender que o projecto tem pernas para andar.”

Todos os diálogos foram transcritos, ipsis verbis, da obra CORRUPÇÃO, de Flávio Capuleto. A descrição do cenário e todos os elementos ao redor foram inspirados na mesma obra. E, a talhe de foice, quer o desenvolvimento parlatório, a área protegida, Património da Humanidade, ou património da ecologia ou da agricultura ou defesa de linha de água, o recurso à influência para a viabilização da implantação, transporta-nos para a célebre frase, dita em Caldas de S. Jorge: “Se não fosse o meu irmão, isto (um edifício) não teria sido construído ali.” Zona de reserva.


José Pinto da Silva
Comentários
0 Comentários