domingo, 28 de fevereiro de 2010

Aterro Sanitário.... e.... Presidenciais

ATERRO SANITÁRIO

Vem no JN de hoje a notícia de que a empresa (SULDOURO) anunciou que os locais mais adequados para instalá-lo (o aterro) ficam nas freguesias de CANEDO e CALDAS DE S. JORGE/PIGEIROS. E diz a notícia que irão ser feitos os estudos de impacte ambiental a ambos os locais designados.
Passando os olhos pela fronteira S. Jorge/Pigeiros, o único local possível será o que fica depois da instalação do PERM, na quinta da Lage.
Claro que só o PERM era pouco para criar problemas. Faltaria que ali metessem o aterro. Como as sucatas poderiam não mandar poluição directa para o Rio Uima, com o aterro ficaria quase garantida a “tramparia”.
Claro que fico com a convicção que a indicação desta zona é um “lança poeira”, porque há muito ouvi que a decisão de ser instalado na Sobreda/Canedo estaria tomada há anos e que não haveria volta a dar. Mas … às vezes o diabo tece-as.
Sabe-se que houve ontem, em Gaia, uma reunião promovida pela empresa para serem transmitidas informações e se debater o caso. A Junta de Freguesia de Caldas de S. Jorge terá sido convocada, por certo. Não se fez representar, segundo me garantiram. O que é muito lamentável. A menos que se esteja já na fase do “estamo-nos marimbando”.
Insto a Assembleia de Freguesia a que requeira ao Senhor Presidente da Mesa a convocação imediata de uma Reunião extraordinária para que este assunto seja debatido e se OBRIGUE o Presidente da Junta a dar informações sobre, pelo menos, o que pensa sobre a hipótese. Ou estará como com o PERM? Para requerer a Reunião chegam 3 assinaturas, mas seria bonito que fosse um requerimento assinado por 9. Fica a sugestão.

PRESIDENCIAIS
Há dias o Dr. Fernando Nobre, fundador e ainda Presidente da AMI, anunciou a sua candidatura à Presidência da República. Direi que folgo muito com tal aparecimento, porque parece que tudo se posiciona para que o PS venha a declarar apoio a Manuel Alegre (o convite feito para que acompanhe a Primeiro-Ministro na viagem oficial a Moçambique é capaz de levar água no bico) e, se assim for, já tenho em quem votar sem precisão de anular o meu voto. Mas ainda me resta a esperança de que o Partido Socialista apresente um candidato diferente, ou até, face às três já disponíveis, declare não apoiar nenhum dos três e aconselhar que cada qual escolha o que melhor entenda. Não será nada provável esta hipótese última, mas …às vezes…!
Comentários
0 Comentários