segunda-feira, 1 de março de 2010

Toponimia

Perguntaram-me hoje, pensei se a título de paródia, se eu sabia de alguma determinação que tivesse feito banir da toponímia geral da freguesia a RUA DOS NAMORADOS, tão só o primeiro arruamento da freguesia a ter nome dedicado, com direito a placa de mármore que, em tempos estava pregada naquela parede a seguir ao edifício que sucedeu à casa do Dr. Joaquim Alexandrino da Conceição. Essa placa de mármore não se imagina onde parará.
Na esquina da Casa da Bica, fachada sul, está um postelete com uma placa, "das novas" indicando Rua dos Candaídos, quando a rua do Candaídos começará exactamente depois da rua António H Ribeiro. Donde, aquela placa deveria ter sido colocada junto daquele abrigo de passageiros. E, do lado direito, em direcção a nascente, deveria ser colocada uma Placa indicando RUA DOS NAMORADOS.

Fontenários

Passei e, por curiosidade reparei, que no Fontenário do Arraial e no de Arcozelo (Pinheiro) existem placas indicando ÁGUA NÃO CONTROLADA. Não fui ver outros, além do de Casaldoído e o da Sé (Av. Domingos Coelho). Em nenhum destes dois existe qualquer indicação e, entende-se que deveria haver o de ÁGUA POTÁVEL, desde que a água seja regularmente analisada e seja declarada aconselhável para consumo humano.
Ora sabe-se que a água de Casaldoído excedia largamente o limite no parâmetro MANGANÊS, pelo que, segundo se diz ser de lei, deveria, ou ser tratada a origem do mal ou deveria ter lá a indicação de ÁGUA NÃO CONTROLADA. O que se terá passado depois não se sabe porque não é passada informação, mas uma análise emitida no dia 9 de Outubro dava aquela água com um teor de manganês 3 vezes superior ao máximo permitido.
Fica esta lembrança.

José Pinto da Silva
Comentários
0 Comentários