sábado, 13 de fevereiro de 2010

TOPONÍMIA
Ouviu-se que, ou pessoa isolada, ou grupo mais alargado de pessoas, gostaria(m) que, ao Jardim em frente à entrada principal das Termas (entrada poente) fosse atribuído o topónimo JARDIM (ou Largo) S. JORGE e que no local mais estratégico fosse implantada uma estátua do Orago de Caldas de S. Jorge, estátua equestre e com a imagem da luta contra o dragão. Eventualmente a reprodução da imagem que está no frontespício do lado nascente.
Claro que acho muito bem. Só que, imagino eu, uma obra que tal – fala-se que seria em tamanho natural – deve custar uma pipa de dinheiro. Mas … quem inicia deve já ter pensado na “mina” para o desencantar. Parece-me que ideia será consensual e o mundo de colecta pode ser bastante alargado.
INEM
Leu-se na grande imprensa que são feitas milhares de chamadas falsas e outros milhares de chamadas para situações que as não justificavam, em muitas circunstâncias que chegam a paralisar a organização. Trata-se de um instituto demasiado bem apetrechado, preparado para assistência a emergências graves de saúde que é um crime fazê-los sair em vão. Tive uma vez necessidade daquele apoio e pude constatar a qualidade e a eficiência. Também os bombeiros se queixam de muitas chamadas falsas. Que falta de senso! Que falta de sensibilidade para serviços que são de todos e que tanta falta fazem a todos!
CARNAVAL
Ouvi, por mero acaso, elemento ligado à organização do corso carnavalesco, que, a partir de não sei quando, a Sociedade de Turismo, deixara de dar qualquer contributo para este evento. Deixando de parte o facto de, desde há anos, o evento se designar CARNAVAL DAS TERMAS, soa-nos mais do que justo que a exploradora das Termas contribua com uma verba para ajudar a organização, dentro da rubrica Publicidade. Digamos que seria a dita publicidade de prestígio. A freguesia não usufrui NADA das Termas, o que é de uma injustiça de bradar aos céus, pelo que pequenos contributos para eventos de tipo lúdico/culturais seriam mais do que naturais. E o que representariam algumas centenas de euros distribuídos durante um exercício em termos de afectação de custos de exploração? Nada. Será birra, falta de espírito colaborante, ou outra coisa qualquer? A quem tem poder de decidir ainda se apela a que mudem de posição, mesmo este ano. É costume proporcionar o maior ajuntamento de pessoas e isso também é divulgação. Diria até mais. Não ficaria nada mal as Termas assumirem mesmo um forte contributo para que o Corso pudesse melhorar sempre a sua qualidade.
Fica o desafio.
SERÁ VERDADE?
Diz-se à boca grande que determinado cidadão residente por cá fora aconselhado por uma funcionária da Divisão Social (não imagino se Assistente Social) a abandonar o trabalho regular que tinha numa empresa, porque poderia auferir melhor rendimento se estivesse no Rendimento Mínimo, dada a composição do agregado familiar. A ser verdade – custa muito a crer – essa funcionária só deveria ter o caminho da demissão. Já ontem. E sem mais comentários.
PARA RIR
Não é para compensar a “raiva” da nota anterior. É só porque lhe achei bastante graça.
TELEGRAMA PARA LUANDA
Lisboa mandou um telex para o Instituto de Meteorologia e Geofísica de Luanda avisando:
1 - MANIFESTAÇÃO SÍSMICA.STOP.
2 - 7 DE RICHTER.STOP
3 - EPICENTRO A 3 KM DE LUANDA.STOP
4 - TOMAR PRECAUÇÕES.STOP
Dois meses mais tarde respondem de Luanda:
1 - Obrigado meismo! MANIFESTAÇÃO FOI TRAVADA.
2 - LIQUIDAMOS OS 7, MAIS NÃO APANHAMOS O RICHTER.
3 - O EPICENTRO E SEUS CAPANGAS ESTÃO TODOS DETIDOS. VÃO SER FUZILADOS AMANHA.
4 - DESCULPEM SÓ AGORA NOIS RESPONDER, MAS HOUVE AQUI UM TERRAMOTO QUE IA DANDO CABO DESTA MERDA TODA.
José Pinto da Silva
Comentários
0 Comentários