quinta-feira, 28 de outubro de 2010

VARIEDADES

PONTES - Não muitas vezes, mas de quando em vez pica-me a curiosidade e vou dar uma espreitadela à página oficial da Junta de Freguesia na Internet, na expectativa de ver alguma novidade. Tudo na mesma, desde há muitos meses.

Dei uma saltada à galeria de fotografias e, com algum espanto, vi que a Ponte dos Candaídos está alcunhada de “Romana”. Se este “Romana” quer insinuar que ela foi erigida a quando da colonização romana deste rincão ibérico, trata-se de um erro histórico que muito se lamenta por estar num site acessível a quem quer. Esta ponte foi construído a quando da construção da estrada OVAR/CARVOEIRO agora numenclaturada como Estrada Nacional nº. 223 e que foi aberta já relativamente perto do fim do século XIX.

Que a ponte é bonita, que tem um arco bem vistoso, é verdade. Mas, o seu a seu dono. Não é romana, coisa nenhuma. Não é muito difícil emendar o erro.

Já agora, acho que está escrito nalguns documentos oficializados, que a Ponte do Pisão é também romana. Não é nada romana e é de meados do século XIX. Investigue-se e corrija-se. Assim como a do Mourão, em Tugilde, que é da mesma época.

JUIZES SINDICALIZADOS

A pretexto da redução do valor atribuído aos juízes para renda de casa (visto isso é um subsídio que continua mesmo quando deixam a actividade, por acesso às maiores reformas que se pagam por cá) o que preside ao Sindicato dos juízes, agindo como de um sindicato de carroceiros se tratasse, disse o que nenhum carroceiro diria. Claro que o sindicalista perdeu qualquer resquício de vergonha que porventura tivesse.

Alguns dia depois, às notícias, saídas na imprensa, de que os juízes que menos rendem na OCDE são os portugueses e são os mais bem pagos em fim da carreira, além de que têm ajudas de custo diárias para compensar a ida de casa até ao tribunal, mesmo que o tribunal fique no quarteirão seguinte, vem então o do outro sindicato do Ministério Público a dizer que, não senhor, os magistrados não ganham em demasia, que vergonha é o salário mínimo. Mas as notícias diziam que eles ganhavam 4 vezes o salário médio, que anda à volta do dobro do mínimo.

Além de ser aberrante um órgão de soberania estar sindicalizado, esta gente não tem vergonha de vomitar o que vomita?

ÁGUA IMPRÓPRIA

No seguimento da nota de ontem, de que pegou alguma maleita na água dos fontanários da freguesia, diz agora por aí à tromba estendida, que foi colocado o letreiro no chafariz das Termas a dizer que a água estava imprópria, mas como o pessoal não acreditou e continuou a abastecer-se, mandaram tirar a torneira, porque o objectivo era transferir toda a água para as Termas. Claro que é a voz do diz que se diz, mas ficam, quer a Sociedade de Turismo, a Câmara e a Junta de Freguesia, com o ónus de informarem do que verdadeiramente se passou e passa. É que aquele chafariz sempre foi público, para o público e este não pode ser usurpado por quem quer que seja.

José Pinto da Silva

Comentários
0 Comentários