sábado, 12 de fevereiro de 2011

ANOTAÇÕES Comentadas

Portagens nas SCUT

A aplicação de portagens nas vias SCUT (agora terão de mudar de nome para CCUT – com custo para o utilizador) gerou um frémito de contestação e criaram-se comissões de utentes que organizaram marchas lentas de protesto e provocação. Enfim o costume. E, claro, têm razão os contestatários (muitas vezes centrados em dirigentes de partidos de oposição) porque lhes vai ficar mais caro andar de nádegas tremidas, como tem razão o governo que, agora pela crise, se apercebeu, e quiçá tardiamente, que o orçamento não aguenta o encargo.

Como noutros casos, passou a adoptar-se o princípio de quem usa paga. Dizem alguns, e não deixam de ter razão, que não é justo que um cidadão que nunca viu uma auto-estrada e nem em sonho imagina ter automóvel, ter de suportar os custos de quantos se espraiam tranquilos a guiar as suas máquinas.

Não se tem ouvido comentar nem recordar quem é que, ao tempo, engendrou o princípio SCUT e, por todos os meios, publicitou a ideia. É mesmo conhecido como o “pai” das SCUT e defendeu que seria a única solução para se executar o programa da rede viária. Essa paternidade coube a João Cravinho e, com tanta veemência, defendia o princípio que não apareceram argumentos a contrariar. Se calhar foi pela falta de contraditório que os empresários que ficaram concessionários conseguiram fazer contratos leoninos em que nunca haveria hipótese de saírem a perder. Estranha-se, eu pelo menos estranho, que o pai da ideia, agora sentado em cadeira larga e fofa no BERD, não apareça a confirmar a defesa da ideia, ou a atacar os governantes, classe a que pertenceu, de terem deixado vingar a corrupção na elaboração dos contratos, dos quais alguns são do seu tempo enquanto governante. Ou se sopra a pena para outra cabeça, ou se esconde e, como qualquer poltrão, à vista do inimigo, “ataca” debaixo da ponte.

Obra do Frei Gil

Na imprensa grande, como na local, têm saído notícias sobre a situação periclitante, financeiramente falando, da Obra do Frei Gil, de que uma das três casas, é no Ribeiro (Lobão) aqui mesmo à nossa vista. Mas alguns dados das notícias deixaram-me de boca à banda. Dizia-se (JN) que a organização dá apoio a 100 jovens e, veja-se, que tem 90 colaboradores. A notícia não especificava se se tratava de colaboradores efectivos e permanentes, mas, da leitura, logo se infere que sim. E que há outras colaborações especializadas, neste caso e naturalmente, intermitente. Mas… quase um funcionário por utente, forçosamente que se andam a estorvar uns aos outros.

Dizem as notícias que os apoios do Instituto da Segurança Social, 460,00 EUROS por utente e por mês, dão só para metade dos gastos. Imagine-se que, dizem as notícias, que cada jovem fica à Casa, por 825,00 EUROS por mês. E eu pergunto: Como poderá viver aí 80 por cento da população, quando um jovem, acolhido, logo, bem tratado, mas na singeleza de acolhido, custa mais do que o salário médio nacional. E como poderá a segurança social aguentar-se quando dá, a cada jovem acolhido na Casa Frei Gil o salário mínimo nacional? Algo via mal neste reino, que não é o da Dinamarca. Eu diria que o que deve faltar por ali é Fiscalização, como falta no RSI (ainda hoje se noticiava que dois energúmenos, montados em Mercedes e Audis de alta cilindrada, recebiam o RSI. Vigaristas eles e quem os não fiscaliza). Fiscalizados, de certeza que sobraria para pagar abono de família a alguns a quem cortaram injustamente.

Politécnico de Leria

Vinha nas notícias que, num Politécnico de Leiria (não colhi o nome, mas é capaz de haver lá só um), a partir de inquérito feito, 28,5% dos alunos sexualmente activos “têm relações sob efeito de álcool e droga. Uma boa percentagem deles e delas têm relações sexuais com parceiros ocasionais (como se chamava antigamente a estas gentes?) e uma grande parte não toma precauções contra gravidez.

Que se poderá dizer, perante tudo isto? Que sociedade estamos nós a desenvolver? Parece que estamos muito mais preocupados com o fumar nas praias e praças públicas.

José Pinto da Silva

Comentários
0 Comentários