quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

NOTAS COMENTADAS

Códigos Postais

Por certo que a generalidade das pessoas de Caldas de S. Jorge não tem conhecimento do Código Postal de cada rua (os últimos três algarismos – 4505-…) código que foi introduzido depois da atribuição de nomes a todas as ruas. Nos casos de Arcozelo e Azevedo, praticamente todas as ruas têm o código igual e que corresponde ao que foi atribuído ao lugar: 685 para Azevedo e 684 para Arcozelo. Já nos outros lugares, sobretudo no da Sé, há diversas alterações, relativamente ao que vínhamos usando.

A Junta de Freguesia tem esses elementos todos (colhi-os lá) e acho anormal que não tenha feito a respectiva divulgação, até porque quem vai tirar o Cartão de Cidadão é confrontado com as discrepâncias. Por sinal e para efeito de comparação, acedi aos mesmos códigos na página da Internet dos CTT e os dados coincidem com os facultados pela Junta de Freguesia.

Espera-se que a Junta aproveite esta lembrança para informar os habitantes deste facto, fazendo uma listagem por lugares e com os nomes das ruas ordenados por ordem alfabética e a faça afixar nos locais de estilo.

Falta de Médicos

É uma pecha já velha e ainda ontem se ouviu que mais 70 requereram a reforma, de certeza não por não poderem exercer, mas porque vão saltar para a clínica privada. A situação vai agravar-se e, se as notícias são correctas, haverá cerca de milhão e meio de utentes sem médico de família, o que quase cheira a tragédia. O Estado não pode “fabricar” médicos e, para resolver o problema no imediato terá de proceder à “importação” de clínicos.

Mas o que quase faz revoltar é que o Ordem dos Médicos tem-se manifestado contra a abertura de novos cursos de medicina e até de Escolas Médicas. Mas … eles defendem a sua corporação. Pior, bem pior foram as declarações do Presidente da ANEM – Associação Nacional de Estudantes de Medicina em que, também ele (e representará o ponto de vista de toda a Associação) a declarar-se contra o aumento de vagas para ensino médico e abertura de novos cursos e declara lutar CONTRA o regresso dos 1.300 alunos que actualmente estudam no estrangeiro. Diz ele que Portugal tem médicos em número suficiente e em breve o SNS deixará de ter capacidade de absorver todos os profissionais. Olha o medo dele…!

Deviam colocar esta cabeça a resolver JÁ o problema de falta de médicos.

José Pinto da Silva

Comentários
0 Comentários