sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A ESTAÇÃO DOS CORREIOS

É voz corrente que a Estação dos Correios de Caldas de S. Jorge, mais dia, menos dia, vai fechar. Eu fico aterrado e envergonhado se tal vier a acontecer e recordo que, pelos finais dos anos 70 inícios dos 80, houve ameaça de que o fecho poderia acontecer. Nessa altura a Junta de Freguesia, a Assembleia de Freguesia e a Câmara Municipal emitiram comunicados fortes a protestar contra semelhante eventualidade e eu próprio fui credenciado para ir a Lisboa entregar em mãos esses documentos de protesto. O responsável que me recebeu (na altura na Rua de S. José) ficou muito intrigado com os documentos apresentados e, porque a preparação do encerramento era ainda um segredo interno, quis-me “obrigar” a revelar quem tinha informado a população e a autarquia. Claro que não revelei, mas o que foi certo foi que a então Chefe da Estação levou com um processo disciplinar, por se suspeitar que tenha sido ela a revelar. O processo acabou arquivado, por falta de provas.

Essa Chefe da Estação, que tanto se interessava pela Estação, pelo seu crescimento e, naturalmente, pelo não encerramento ou mesmo diminuição de horários e prestação de serviços, deve estar voltar-se na tumba de espanto pela inércia de hoje, sobretudo das autoridades autárquicas.

Claro que não acredito que a Junta de Freguesia não saiba da real situação com os pormenores que não chegam ao geral da população e a ela caberia divulgar da forma mais aberta e pública possível, até para que a população e as empresas reforçassem o pedido de serviços, como de resto foi feito há 30 anos.

Vou reportar um episódio que é verdadeiro e confirmável. Foi em 2010, não recordo o mês. O Director Geral dos CTT da região Norte, estacionado no Porto, pediu ao Chefe da Estação então ao serviço, que procurasse o Senhor Presidente da Junta e com ele agendasse um encontro, em Caldas de S. Jorge. O Chefe da Estação, não sei se o procurou ou se cruzou com ele por acaso, tentou incumbir-se da missão e pediu que fosse marcado um encontro com o Senhor Director do Norte. Como resposta teve, e vou citar de memória: “O Presidente da Junta de Freguesia de Caldas de S. Jorge está na sede às segundas, quartas e sextas, das 18,00 às 19,00, e atende quem aparecer”.

Comentários para quê e, sobretudo, para quem?

Já agora e só para esclarecer, quem revelou (a mim) que, nos anos 70/80, havia a ameaça de fecharem a Estação, foi, de facto, a Sra. D. Graciete Santos

José Pinto da Silva

Comentários
0 Comentários