sábado, 3 de dezembro de 2011

DE CÁ E DO PAÍS

ESPIRITO DE INICIATIVA

Vinha no Terras da Feira. Edição de 21 Novembro que a Junta de Freguesia de Pigeiros viu ser-lhe aprovada a candidatura a fundos comunitários apresentada pela autarquia para a construção do Centro Social e Cultural. Logo, através da ADRITEM (não esquecer que a Adritem tem como Presidente o vice-presidente da Câmara da Feira) a Junta de Pigeiros viu garantida a comparticipação de 200 mil euros para um investimento de cerca de 335 mil. A diferença será coberta, uma parte pelo orçamento da Junta e outra (quiçá a maior) pela Câmara Municipal.

Diz a notícia que esse Centro terá um auditório para 166 lugares sentados e um espaço multiusos para instalação de algumas associações e também para o acolhimento do espólio deixado pelo Padre Domingos Moreira.

O facto vem demonstrar que é preciso haver espírito de iniciativa. Em Caldas de S. Jorge, há muitos anos que nos papeis de propaganda se escreve a necessidade de um equipamento que tal, a ser instalado no lote deixado no loteamento da Sitisa. Uma pergunta se levanta de imediato. Porquê a não apresentação, ao menos de projecto que estribasse uma candidatura? Será falta de tempo? Ou será que a remuneração não chega para tanta trabalheira? Ou será porque, de facto, se não liga coisa nenhuma às coisas da terra? Ou estará a ocupar todo o tempo a tirar as fotocópias das facturas e recibos dos trabalhos executados e de que não se prestaram contas a ninguém?

Que é uma pena vermos deixar fugir oportunidades de algum desenvolvimento na freguesia, isso é.

EMPRÉSTIMO DA TROYKA

Como foi largamente dito, a Troyka disponibilizou e vais disponibilizar até 78 mil milhões de euros, entregue e a entregar em diversas tranches. Como é sabido e como troyka não quer dizer Madre Teresa, são cobrados juros e não assim tão favoráveis. Por sinal que até o FMI cobra um pouco menos do que a Comissão e o BCE. Mas o que tem sido dito, mas com menos insistência, é que deve haver por ali um intermediário que vai cobrar de comissões alguma coisa como 655 milhões de euros. Porque será que o Estado português não foi directamente à fonte para evitar intermediários. É muito dinheiro de comissão! Corresponde a 8,3% do empréstimo total.

CHICAGO BOYS

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, declarou-se manifestamente adepto das teorias económicas de Milton Friedman, da Escola de Chicago. O ministro da Economia, o que se diz Álvaro, não precisa de se afirmar adepto, porque em cada gesto faz suar a teoria e lá vai tentando dizer que é preciso aplicar, cortar, reduzir, etc. Só que, e por certo não terão tido para nisso pensar, a aplicação pura e dura dessas teorias só tem sido possível nos casos em que, por trás está uma ditadura feroz que, além de cortes fatais no bem estar das populações, anule totalmente as liberdades e exerça repressão violenta sobre tudo o que seja diferente, mesmo só em pensamento. O caso mais paradigmático foi o que se passou no Chile. Será que temos em preparação algum Pinochet?

C P L P

A sigla acima quer dizer: Comunidade de Países de Língua Portuguesa. E essa comunidade engloba, além de Portugal, o Brasil, Timor LoroSae e os países africanos, antigas colónias portuguesas.

Mas …. no meio disto há sempre bárbaras trafulhices …. há dias o ministro Paulo Portas foi a Angola e, de entre outras coisas que pretendeu vender, e terá vendido, aceitou a cunha daquele grande democrata que dá pelo nome de José Eduardo dos Santos, cuja filha é quase dona de Portugal – ela testa de ferro dele – para que Portugal aceite a Guiné Equatorial, onde ainda prepondera um ditador mais antigo do que ele, como membro da CPLP. Olha a lata! De certeza que não há naquele país uma única pessoa que saiba dizer uma palavra em português, é de língua francesa – e nem francês falam – e querem entrar para a CPLP? Só para ajudar Eduardo dos Santos a tornar-se mais importante na região? Será por isso que, dando o dito por não dito, vai ser de novo presidente de Angola – candidato não é, porque lá as eleições são à moda dele. E Paulo Portas não fez um trejeito facial, assim como quem o manda lá para outro lado? Era o que mais faltava

José Pinto da Silva

Comentários
0 Comentários