quinta-feira, 11 de junho de 2015

REUNIÃO ANUAL DE ANTIGOS SEMINARISTAS

       No dia de ontem, 10 de Junho, por convite formulado há alguns anos que se repete anualmente, fui confraternizar com os antigos seminaristas, neste caso do Curso que entrou em Ermesinde no ano de 1948, isto é, dois anos anterior ao meu, pois entrei em 1950. Como em Vilar havia quatro cursos (quarto, quinto, sexto e sétimo anos) significa que partilhei durante dois anos aquele espaço com estes colegas. Por curiosidade se diga que, deste curso de 1948, fazem parte os bispos, agora resignatários, D. Januário Torgal, ex- Bispo das Forças Armadas e D. João Miranda, que foi Bispo Auxiliar do Porto. 

       Do programa, vasto e muito interessante, fez parte uma visita detalhada ao Mosteiro de Arouca e respectivo Museu, tendo sido cicerone o Historiados Dr. Arnaldo Pinho.Muito interessante. Visitou-se depois a Capela da Misericórdia, que eu já conhecia com explicação com pormenor, há anos feita pelo meu, já falecido colega e condiscípulo Idalino Ferreira. Seguiu-se a celebração da Eucaristia, tendo sido celebrante o D. Januário, acolitado por D. João e diversos sacerdotes colegas.

       Seguiu-se o almoço que é o local privilegiado para a troca de mensagens, para se saber dos que faltam - neste caso e durante a celebração fez-se alusão ao último que nos deixou, o António Esteves Meireles, sendo que a viúva quis estar presente numa reunião a que o marido nunca faltava. 

       Mas o que mais me sensibilizou foi o ter encontrado o Américo Vilar, sacerdote, e que eu não via há muitos anos, mas que reconheci de imediato, até por uma ligeira cicatriz que tem junto à boca. Foi muita a minha alegria. 

       Foi-se depois fazer uma visita ao Museu Geológico de Canelas e, de minha parte, dei por terminada a jornada e até nem sei se completaram o programa que constaria da ida à Serra da Freita e visita às Pedras Parideiras.

       Linda jornada de confraternização que me deixou consolado.

José Pinto da Silva
Comentários
0 Comentários