sexta-feira, 29 de julho de 2016

CALÇADA (tipo) ROMANA - CALÇADA DO HERDEIRO

Foi há diversos meses, em sede de Assembleia de Freguesia que, tendo sido questionado a propósito da imperiosidade de a CALÇADA DO HERDEIRO ser recuperada, o presidente da Junta de Freguesia deixou no ar que a intervenção haveria de ser feita com verbas "sobrantes" do processo do "Passadiço". A partir de então, só uma conclusão: "Não PASSA DISSO". E é pena porquanto, e contrariando o que eu próprio havia escrito como classificação daquele pedaço de cultura, não se trata do que, por cá é designado de CALÇADA PORTUGUESA, mas sim CALÇADA da época e que seguia os princípios de execução das Calçadas Romanas. As imagens acima reproduzem troços de CALÇADAS ROMANAS existentes em vários pontos do país e poderemos ver a semelhança existente com a execução da Calçada do Herdeiro. 
Feito este esclarecimento, lanço novo apelo para que seja dado o passo primeiro no sentido de se recuperar aquele pedaço de cultura e da arte de abertura de vias no século XIX (a Calçada do Herdeiro foi mandada construir em 1872 e foi custeada por um particular). Sem deixar de ser importante a via em si que foi e poderá vir a ser de novo, o caminho mais curto para se chegar da Sé à Bertal e a Tugilde. 
O que dará mais trabalho e terá maior custo é a parte plana face ao rio que está totalmente destruída e carece de pavimentação total depois de estruturação do chão, com prévio encaminhamento das águas, quer defesa contra a água do rio em caso de enchente, quer, sobretudo, as águas que descem dos campos a poente.
E será, naturalmente, indispensável envolver do processo a Junta de Lobão, para que continue a pavimentação do caminho a partir da linha limite de freguesia e, sobretudo, recupere a Ponte do Mourão que tem um piso em calçada muito parecido com certo modelo de calçada romana. Atenção que esse facto não dá à Ponte o classificativo de PONTE ROMANA. Está bem datada, como está a Ponte do Pisão em S. Jorge.
Convirá referir a fechar, que a definição de CALÇADA PORTUGUESA, ou À PORTUGUESA se reporta à calçada muito usada, sobretudo nos maiores centros e em passeios e é a calçada executada em pedras de basalto, muitas vezes com desenhos mais ou menos bem elaborados.

José Pinto da Silva

Comentários
0 Comentários