sexta-feira, 1 de julho de 2016

SEMEAR POESIA

                                                               
              É objectivo, por consenso assumido, do Grupo VÁ LÁ…VÁ LÁ, absolutamente heterogéneo em matéria de aculturação, vivenciar cultura nas mais diversas vertentes, seja na procura de conhecimento da vida e dos terrenos pisados por diversos “monstros” da cultura e das letras portuguesas, - e, nesse espírito, fomos às terras de origem e de muita vida de Miguel Torga, de José Régio, de Aquilino Ribeiro e de Eça de Queiroz (no término desta última visita passou-se pelo Centro Arqueológico de TONGÓBRIGA, no Marco de Canaveses) -seja no persuadir os membros, todos os membros, a gostarem de poetas e das suas obras, seja ainda no realce de ícones da terra – busto a fixar no perpétuo a personalidade do Dr. Carlos Ribeiro e a linda homenagem ao Padroeiro, São Jorge, com a requalificação do espaço que, agora, se chama Largo de S. Jorge e construção da imagem equestre, em bronze, do Santo Guerreiro. E, dentro da mesma senda, a curto prazo será destacada uma pequena parcela do Arraial, onde virá a ser erigido um pequeno monumento à Diva do Fado, Amália Rodrigues, atribuindo-se o nome dela ao espaço reservado.
Os encontros da Tertúlia são sempre à mesa – almoço ou jantar e tão opíparos quanto os orçamentos permitam. Tertulianos gulosos, assim se dizem -  e, quase sempre, para cada um é apontado o nome de um poeta e cada membro, mais ou menos letrado, tem que previamente procurar um poema do poeta designado e terá que o ler ou declamar durante o repasto.
SEMEAR POESIA! Sim. Foi deliberado que, em cada rua da freguesia de S. Jorge, junto da placa identificativa da rua (no início ou no fim da rua) fosse aplicada uma outra placa com um poema gravado, de autor português, salientando-se até o caso de um poema de JOÃO ALECRIM, poeta de cá natural, da Casa do Costeiro, em Arcozelo, falecido em 1963. Trata-se de uma iniciativa verdadeiramente “semeadora” de poesia, de cultura acessível a toda a gente. Quem sabe se, em cada rua, os moradores não terão o cuidado de ler o seu poema e até mesmo de o decorar.
A Junta de Freguesia associou-se à iniciativa e assumiu que faria a aplicação das placas/poema e que o iria fazendo consoante a disponibilidade. Não estão todas aplicadas, mas lá se chegará.


José Pinto da Silva
Comentários
0 Comentários