quarta-feira, 3 de agosto de 2016

HERÓIS DA ESTRADA - MÁRIO SILVA -VOLTA A PORTUGAL


A propósito da Volta a Portugal em Bicicleta, edição deste ano, o JORNAL DE NOTÍCIAS editou uma brochura, tipo Caderneta para coleccionar cromos de ciclistas (os tais Heróis da Estrada) e, percorrendo-se a publicação desde o início, que começa pela primeira Volta, em 1927, vamos vendo referências, de modo geral a quase todos os vencedores da Volta a Portugal, com notas biográficas da generalidade deles (um que outro ilustrado, mesmo sem ter ganho nenhuma Volta) e ignorando alguns outros. Dirão que é critério editorial, ou qualquer outra razão. Mas, como quem se não sente não é filho de boa gente, fiquei ensimesmado a imaginar o porquê da não referência, mínima que fosse, ao vencedor da Volta em 1961, ao MÁRIO SILVA, atleta do F C Porto durante vários anos e em quase toda a sua carreira ciclística.
Há alguns anos o Grupo VÁ LÁ…VÁLÁ… trouxe a Caldas de S. Jorge o presidente do F. C. Porto, Senhor Pinto da Costa para, publicamente lhe ser rendido preito de admiração pelo seu palmarés que é bem extenso e relevante e, assim, merecedor de entrar nos critérios de apreciação jornalística. Eu acho.
Deixo aqui uma cábula para os jornalistas desportivos do JN: Em 1961 entrou, pela primeira vez, na Volta a Portugal, com as cores do Porto e, com brilhantismo, venceu-a; Foi, como amador – antigamente o profissionalismo era impeditivo – a representar Portugal nas Olimpíadas de Roma em 1960; No mesmo ano foi Campeão Nacional de perseguição em pista; Na Volta a Portugal de 1962 foi Rei da Montanha; Foi à Volta a Espanha em 1962/1963/1965 3 1966; Venceu em 1962 a etapa VITÓRIA / BILBAU na Volta a Espanha; Participou em 1962 e 1964 na Volta a França do Futuro e em 1964 venceu a Montanha Tourmalet e Obisque e foi o 2º. Classificado na Geral da Montanha; Em 1965 foi 3º. da Geral na Volta a Portugal e venceu duas etapas em linha e um Contra Relógio individual; Em 1965/1966/1968/1969 participou nos Campeonatos do Mundo de Estrada; Em 1966 venceu a etapa de Contra Relógio Fundão / Castelo Branco na Volta a Portugal; Em 1967 foi o 2º.classificado na clássica Porto / Lisboa e venceu a etapa Covilhã / Viseu da Volta a Portugal; em 1969 venceu a etapa Alcains / Seia (passou pela Torre na Serra da Estrela) e foi 3º. classificado nessa Volta. Venceu diversas outras provas, circuitos, campeonatos no decurso da carreira.
Com tal palmarés e tendo representado um clube do tamanho do F. C Porto, era bem capaz de não desvirtuar o panfleto com o título acima. E porque não os VÁ LÁ … VÁ LÁ apresentarem também algum protesto? Ele é natural de Caldas de S. Jorge, onde nasceu a 5 de Outubro de 1939.
José Pinto da Silva
Comentários
0 Comentários