quinta-feira, 3 de novembro de 2016

AMA DEU ALBERGARIA NO DEBATE DO ORÇAMENTO DO ESTADO


Parece que o deputado de S. João de Ver é mesmo o porta-voz do PSD para assuntos da Educação. Há uns meses ouvi-o in loco, no hemiciclo, e, na altura, exteriorizei o que pareceu da intervenção. Claro que não nasceu para aquela função e até estou em crer que haveria algum outro tema em que se saísse melhor. De educação, mesmo, parece que, mesmo sem grande entoação, só saberá defender os colégios particulares.

Ouvi-o hoje outra vez, agora via imagens de TV, a atirar bitaites sobre o orçamento, concretamente no que ao Ministério da Educação dizia respeito. A conclusão imediata é que debitou uma série de bojardas indiciadoras de que não não tinha lido nem uma folha do documento em discussão, soltando algo que teria ouvido de um outro qualquer, todos no pressuposto de que o ministro das Finanças tinha feito como eles: não tinha feito os trabalhos de casa.

O resultado foi que ficou arrasado pelos números e, como foi absolutamente grosseiro ao referir-se a deputados de outras bancadas e a pessoas ai não presentes, ouviu, e teve que engolir, o trato de "salazarento", trato que, na circunstância e no momento, caiu como luva feita por medida. Eu era bem capaz de usar termo mais contundente.

Quem sabe se preparará melhor no futuro quando e se vier a ser incumbido de voltar a falar do tema e dê uma passada por casa da D. Glória de Matos pois ela ensina, e bem, a arte de bem usar o instrumento da voz.

Já agora uma pequena nota para me referir a outro deputado, da mesma bancada e que falou depois sobre o tema "Saúde". Esse, no seu alto saber da língua disse que um outro deputado "INTERVIU". Acho que ele queria dizer INTERVEIO, mas isso aprende-se primeiro e na primária. O mesmo, se ouvi bem, disse a propósito do seu tema que "a procissão ainda vai no ar". É caso para dizer que a apanhou mal. Defeito dele.

José Pinto da Silva  
Comentários
0 Comentários